Blog

A nossa festa anual continua a dar um importante contributo ao nosso tecido empresarial através da disponibilização de um espaço de grande qualidade e uma mais-valia para a promoção das suas atividades comerciais e para os visitante como é o Pavilhão Multiusos. Este novo espaço passará a estar disponível para um conjunto de iniciativas económicas, culturais e desportivas ao longo de todo o ano. Apesar de representa um investimento suportado na sua totalidade pelo orçamento da Junta de Freguesia de Corroios, importa salientar que contou com a ajuda de todos os que ao longo dos últimos anos têm contribuído através da aquisição do bilhete para o espetáculo solidário, permitindo-nos dessa forma criar condições de excelência e de polivalência no Parque Urbano da Quinta da Marialva.

Continuamos a atravessar dificuldades resultantes dos cortes bastante significativos impostos às autarquias que nos obrigam a um esforço suplementar na procura de soluções para poder dar continuidade ao apoio dispensado às instituições da freguesia. Iniciámos um conjunto de investimentos, única forma de responder às nossas necessidades, para nos tornarmos autossuficientes e podermos continuar a responder nas mais variadas vertentes, nomeadamente educativas, associativas, desportivas, sociais e culturais.

Com estes investimentos requalificámos o Mercado Municipal de Corroios, a Sede da Junta de Freguesia para melhor responder aos trabalhadores, eleitos e população, criámos o Auditório José Queluz um novo espaço que nos permite dar uma resposta mais qualificada à realização das reuniões da Assembleia de Freguesia, das Comissões Desportivas de Freguesia, a encontros com a população, realização de exposições de arte e também receber o polo da Universidade Sénior do Concelho do Seixal.

Apostamos na produção de novos equipamentos como stands, que nos permitem responder a iniciativas do nosso movimento associativo, da nossa comunidade educativa e ainda a iniciativas da Junta de Freguesia de Corroios. Esta decisão permite-nos dar resposta mais eficiente a um vasto conjunto de iniciativas que constam anualmente do nosso Plano de Atividades.

Estamos conscientes das dificuldades com que nos debatemos e não deixaremos de dar continuidade às nossas reivindicações como é a urgência de se concluírem as obras da Escola Secundária João de Barros e a construção um pavilhão desportivo escolar nessa escola e na EB 2,3 de Vale de Milhaços. Estamos numa das maiores freguesia do país e não temos um único pavilhão desportivo escolar para ser vir a comunidade educativa, a nossa população e o nosso movimento associativo.

Não vamos também deixar de continuar a reivindicar a necessi dade de um novo Centro de Saúde em Corroios, em alternativa ao existente num prédio de habitação, há mais de 30 anos, e que não responde às necessidades dos seus profissionais nem dos seus utentes. Existe já para o efeito um terreno disponibilizado pela autarquia. Neste novo quadro politico e parlamentar , existe a perceção da realidade e das necessidades da população por isso esperamos que rapidamente esta necessidade possa ser supri da, como aconteceu por exemplo com a esquadra da PSP em Corroios.

Continuaremos a reivindicar e a reunir com as entidades de transportes, como o fizemos no início de Julho 2016 com os TST, para tratar da necessidade de alteração da rede de transportes, propondo-se uma adaptação à realidade atual na Freguesia de Corroios, que passaria por 4 carreiras em circuito fechado de forma a responder às necessidades da população. Esta alteração permitiria a mobilidade na freguesia e a captação de novos utentes para os TST, abrangendo os mais idosos, os alunos nas suas deslocações para os estabelecimentos de ensino e os que têm de se deslocar para os seus locais de trabalho.

Concluímos um conjunto de obras de grande importância na freguesia como a requalificação do estacionamento em vários locais, destacamos os «prédios vermelhos», em Corroios, a Alameda 25 de Abril, em Miratejo, e vamos dar início com o apoio da CMS à requalificação do Largo da Igreja em Corroios. Terminámos o Parque de Autocaravanas, para onde estamos a programar um grande encontro em Outubro 2016 em simultâneo com a Mostra Mensal de Atividades Económicas, que culminará com um passeio por vários locais de interesse na freguesia e no Concelho do Seixal.

Muito mais obras poderíamos e deveríamos efetuar se mais recursos humanos estivessem à nossa disposição ou a Lei das Finanças locais fosse cumprida. São estes constrangimentos que nos impedem de responder de uma forma mais rápida e objetiva às necessidades da nossa população.

Iniciou-se a construção da EB/JI de Santa Marta do Pinhal e continuaremos a trabalhar em parceria com a nossa comunidade educativa, valorizando e dignificando os profissionais da educação, professores, educadores, auxiliares ação educativa, e com as associações de pais e famílias, pois só deste modo podemos continuar a reivindicar uma melhor escola pública e de qualidade para todos.

Vamos dar continuidade aos nossos projetos já muito enraizados nomeadamente o Desfile de Carnaval e as Marchas Populares, com a participação das nossas escolas do 1º ciclo. Temos hoje novas condições para dar outra resposta à nossa comunidade educativa, nomeadamente um novo equipamento como é o Pavilhão Multiusos, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, onde vamos continuar a desenvolver atividades aproveitando toda a sua potencialidade e versatilidade, como temos feito com a Mostra Mensal de Atividades Económicas de Corroios, e continuaremos a fazer no futuro com a realização da III Feira Medieval, do II Encontro Internacional de VW, do Campeonato nacional de Agility e com o Festival VOA. No Jardim da Quinta da Água, um espaço de excelência na freguesia , continuaremos a dinamizar varias iniciativas como a Feira do Fumeiro, do Chocolate e a animação de espaços públicos.

Este ano, com a realização desta 41 ª edição das Festas da Vila de Corroios, continuamos a garantir espetáculos de grande qualidade no Palco Carlos Paredes, mas não deixamos de dar também o devido destaque ao Palco Liberdade, o espaço das nossas coletividades que tão importante trabalho desenvolvem durante todo o ano, sendo um local de grande visibilidade nas festas e que é também o nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação das instituições da freguesia.

A Junta de Freguesia de Corroios vai continuar a trabalhar com dedicação e empenho, num processo de diálogo permanente, procurando o desenvolvimento sustentado da nossa Vila de Corroios.

Vamos continuar a afirmar hoje, Corroios como uma grande Vila, para que no futuro seja a nossa Cidade.

Eduardo Rosa

Subscrever Newsletter