Blog
Mensagem do Presidente Eduardo Rosa

Vamos iniciar mais umas Festas da nossa Vila de Corroios, uma referência incontornável para a Freguesia de Corroios, para o Concelho do Seixal e para toda a Região de Setúbal.

Com o Pavilhão Multiusos, o Parque Urbano da Quinta da Marialva tem hoje uma enorme potencialidade para a realização das Festas, com o grande envolvimento do nosso tecido empresarial. Passámos a ter um espaço de grande qualidade para a promoção das atividades comerciais, dando também melhores condições aos nossos visitantes.

O Pavilhão Multiusos é um espaço que tem vindo a ser cada vez mais solicitado, quer pelo tecido empresarial, quer pelo Movimento Associativo, ou ainda por outras entidades, que ali realizam atividades (económicas, culturais e desportivas) ao longo de todo o ano, mostrando que valeu a pena o investimento da Junta no que respeita a este equipamento.

Importa salientar a ajuda de todos quantos, ao longo dos últimos, anos têm contribuído, através da compra do bilhete do espetáculo solidário, o que nos permitiu ter as condições de excelência e de polivalência no Parque Urbano da Quinta da Marialva.

Continuamos com graves dificuldades resultantes dos significativos cortes orçamentais colocados às autarquias. Como exemplo, o Orçamento do Estado representa apenas cerca de 1/5 do orçamento anual da Freguesia de Corroios. Só conseguimos ultrapassar as dificuldades com recurso a um esforço suplementar no encontro de novas soluções, de modo a poder dar continuidade ao apoio tão necessário às instituições da freguesia.

De facto, temos sabido encontrar soluções para responder às nossas necessidades e para nos tornarmos autossuficientes e podermos continuar a responder às solicitações nas mais variadas vertentes desportivas e culturais.

O Auditório José Queluz passou também a ser uma referência na resposta aos pedidos de realização de atividades culturais. É também o local próprio para a realização das Assembleias de Freguesia ou ainda para as reuniões da Comissão Desportiva de Freguesia. Aí são realizadas exposições, colóquios, entre outras iniciativas.

Com imaginação, foi possível trabalhar nos nossos projetos sendo bem evidente que, com a aquisição de equipamentos próprios, podemos responder de forma positiva às solicitações do nosso movimento associativo, da comunidade escolar e ainda concretizar as atividades promovidas pela Junta de Freguesia de Corroios.

Esta aposta em novos equipamentos revelou ser extremamente importante para a nossa sustentabilidade, em termos de resposta dos recursos operacionais, assim como dos recursos financeiros. Permite-nos uma melhor articulação do conjunto de iniciativas que integram o nosso Plano de Atividades.

Nesta 43. edição das Festas da Vila de Corroios continuamos a apostar em grandes espetáculos no Palco Carlos Paredes e a dar destaque ao Palco Liberdade, um espaço das nossas coletividades, que tanto trabalho desenvolvem durante todo o ano. Esta grande visibilidade é um sinal do nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação das nossas instituições.

Iremos dar continuidade às nossas reivindicações como são o termo das obras da Escola João de Barros e da construção de um pavilhão desportivo escolar, bem como a construção de uma escola do segundo e terceiro ciclos em Vale de Milhaços.

Continuamos a reivindicar o que achamos justo. Sublinhamos que estamos numa das maiores freguesias do país, sem um único pavilhão a servir a comunidade escolar, a população ou ainda o nosso movimento associativo.

Está assinado o protocolo relativo ao Centro de Saúde de Corroios. Esperamos que brevemente se iniciem as obras. Vamos continuar atentos, até que o mesmo seja uma realidade. Também reafirmamos a necessidade da construção do Hospital no Seixal.

Agora mais do que nunca, e face a acontecimentos indesejáveis na freguesia, exigimos mais efetivos e viaturas para a esquadra da PSP em Santa Marta de Corroios.

Não vamos desistir de reivindicar e de reunir com as entidades de transportes, nomeadamente TST, Comissão de Utentes e Câmara Municipal do Seixal, para tratar da necessidade de alteração da rede de transportes, de forma a responder às necessidades da população.

Com melhores condições criadas pelo investimento feito em material e equipamentos, vamos continuar a dar prioridade a projetos já devidamente estruturados como o Desfile de Carnaval, as Marchas Populares, a animação de espaços públicos, entre outras iniciativas.

Com o Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, que se está a revelar uma infraestrutura fundamental para a freguesia, abraçámos novos projetos como o da exposição da LEGO, Energias Renováveis ou ainda tornámos possível a realização das iniciativas das nossas escolas e do movimento associativo.

No Parque Urbano da Quinta da Marialva destacamos a realização da Mostra Mensal de Atividades Económicas de Corroios, o II Encontro Internacional de VW, o Campeonato Nacional de Agility, a IV Feira Medieval e ainda a Feira da Bagageira.

No Jardim Quinta da Água, outro espaço de excelência na freguesia, continuam a ter lugar as feiras do Fumeiro e do Chocolate ou a Animação de Espaços Públicos.

O Parque de Autocaravanas, o primeiro no concelho do Seixal, é uma aposta ganha. Está ocupado todo o ano, permitindo também dar resposta aos problemas de estacionamento dos utentes do comboio que se deslocam diariamente para os seus empregos. Não desistimos de defender que os parques da Fertagus deveriam ser gratuitos para os utilizadores do comboio com o título de transporte válido. Sem esta medida, não resolvemos os problemas de estacionamento em Corroios.

Vamos continuar um conjunto de obras de grande importância na freguesia como a requalificação do estacionamento em vários locais, do mobiliário urbano, com pinturas em vários espaços, como o Mercado de Levante, entrada do túnel por debaixo da A2 ou ainda em Miratejo, Vale de Milhaços e Santa Marta.

Vamos, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, analisar as tão necessárias melhorias da rede viária e procurar soluções para a Rua Casa do Povo, bem como para os mercados do Levante, de Corroios e de Miratejo.

Muitas mais obras pretendíamos efetuar se mais meios humanos estivessem à nossa disposição e se a Lei das Finanças locais fosse cumprida. Mais recursos seriam então dados às freguesias, vindos diretamente do Poder Central e não dos Acordos de Execução, visto os mesmos serem manifestamente insuficientes.

É todo um conjunto de constrangimentos que não nos permite responder de uma forma mais rápida e objetiva às necessidades da nossa população.

Continuaremos a nossa parceria com a comunidade educativa, valorizando e dignificando os profissionais da educação, professores, educadores, auxiliares de ação educativa, envolvendo as associações de pais e famílias, pois só deste modo podemos continuar a reivindicar uma Escola Pública de qualidade para todos.

A Junta de Freguesia de Corroios vai continuar a trabalhar para a sua população, com dedicação e empenho, num processo de diálogo permanente, no desenvolvimento sustentado da nossa Vila de Corroios.

Vamos continuar a afirmar hoje Corroios como uma grande Vila, para que no futuro venha a ser a nossa Cidade.

Bem-vindos às maiores Festas organizadas por uma freguesia!

Eduardo Rosa
Presidente da Junta de Freguesia de Corroios